
- Psicologia B -
Guião do filme
1. - No filme Gattaca, há dois tipos de conceção de crianças. Em primeiro lugar, há a conceção natural, sem ajuda da ciência. Os filhos resultantes da conceção natural, são chamados de "filhos da fé". Estes filhos são basicamente como jogar um jogo de sorte, há a chance de serem perfeitos geneticamente e também existe a chance de terem vários defeitos ou características não toleradas pela sociedade. Caso a pessoa tenha alguma chance de ter doenças ou não tenha uma visão perfeita, é logo marcado como inválido, o que a impede de subir na vida e ter a profissão que deseja, Estes "filhos da fé" costumam fazer trabalhos como limpeza de ruas, de escritórios.
O outro tipo de concepção é por fertilização in vitro, onde só as melhores características são seleccionadas. Assim, o indivíduo não vai ter problemas nenhuns no futuro, tendo elevada esperança de vida e não tendo probabilidade de ter doenças. Estes indivíduos são considerados perfeitos e conseguem pertencer à classe alta da sociedade.
2. - O objetivo da programção genética dos seres humanos é a perfeição, a eugenia. Os seres humanos resultantes dessa programação genética tem reduzida probabilidade de adquirirem doenças ao longo da vida e têm as melhoras características provenientes dos pais.
3. O protagonista, Vincent, é um "filho da fé", sendo considerado inválido. O seu irmão , Anton, já é considerado válido, um ser perfeito com bom património genético, Desde que eram crianças, que os dois competiam um com o outro, a ver quem conseguia nadar mais longe da praia. Anton ganhava sempre. Um dia, quando eram mais velhos, foi Vincent quem ganhou. A partir desse dia, Vincent reparou que era capaz de tudo e mais em alguma coisa, visto que foi capaz de vencer a um ser perfeito aos olhos da sociedade.
4. Eugene foi resultado da programção genética do ser humano, sendo um ser perfeito e válido aos olhos da sociedade. Eugene foi nadador olímpico, e numa prova em que ele tinha tudo para ser o vencedor, acabou em segundo, recebendo uma medalha de prata. Ele não conseguiu superar este acontecimento, porque ele julgava-se perfeito. Daí em diante, tenta-se suicidar, no que falhou, fica então paraplégico. Na parte final do filme, Eugene suicida-se. Esta história demonstra que mesmo estes indivíduos perfeitos não são totalmente perfeitos em todas as situações, o que os pode afectar tanto fisicamente como psicológicamente, levando à criação de uma sociedade disfuncional e desequilibrada.
5. Neste sistema biologicamente determinado, a felicidade está depende do património genético do indivíduo, se se é válido ou inválido, O relacionamento entre Vincent e Irene vem provar que neste sistema biologicamente determinado, apesar dos defeitos de cada um, o relacionamento deles não vai ser alterado ou influenciado.
6. - Como é leccionado nas aulas, não é apenas as características transmitidas pelos nossos antepassados que determinam o nosso comportamento. O meio tem importância na determinação do nosso comportamento também. A combinação destes dois vão resultar numa imprevisivibilidade dos acontecimentos. No filme Gattaca vemos isso, Vincent apesar de ser considerado inválido, consegue superar os seus defeitos e conseguir o que quer. O meio teve assim influência, porque se não houvesse influência no meio, ele não conseguiria ter atingido o que queria.