top of page

Glossário

Psicologia - Estudo científico do comportamento e dos processos mentais.

 

Genética - ciência que estuda o fenómeno da heriditariedade (transmissão de caractéres físicos e psicológicos dos progenitores para a sua descendência, mediante os genes).

 

ADN (ácido desoxirribonucleico) - ácido costituído por uma molécula em forma de uma escada em dupla hélice que é constituída por subestruturas de fosfatos, bases e açúcar.

 

Gene - unidade de informação genética que ocupa um determinado locus de um cromossoma; fração do ADN que contem a informação genética.

 

Fenótipo - características observáveis de um determinado organismo que resultam da interação entre o genótipo e o ambiente.

 

Genótipo - património genético de um indivíduo.

 

Genoma - conjunto de genes que constitui a informação genética de um indivíduo.

 

Meiose - processo de divisão celular durante a qual o número de cromossomas se reduz a metade; é um processo compensatório da fecundação.

 

Mitose - processo de divisão celular durante a qual uma célula origina duas.

 

Cromossoma - filamento que existe no interior das células. São observáveis ao microscópio e contêm ADN. O ser humano tem 23 pares, ou seja, 46 cromossomas.

 

Código genético - sequência de aminoácidos na molécula de ADN que possibilita a transmissão das características hereditárias.

 

Cariótipo - conjunto de cromossomas dentro de um núcleo de uma célula.

 

Zigoto - Célula resultante da união (cariogamia) de dois gâmetas.

 

Espermatozóide - Célula reprodutiva (gâmeta) masculina.

 

Óvulo - célula reprodutiva (gâmeta) feminina.

 

Variabilidade genética - conjunto de variações genéticas que podem existir entre membros de uma população.

 

Neotenia – Manutenção das características juvenis na idade adulta.

 

Herediteriadade específica – Transmissão á geração seguinte das caracteristicas comuns aos indíviduos de uma espécie, que os diferencia das outras espécies.

 

Herediteriedade individual – Conjunto único de caracteristicas herdadas por um individuo e que o distingue de todos os que pertencem à sua espécie.

 

Neurónio - Célula do Sistema Nervoso responsável pela condução do impulso nervoso.

 

Nervo - Cadeia de neurónios condutores das mensagens nervosas do cérebro aos diferentes órgãos e vice-versa.

 

Sinapses nervosas - Pontos onde as extremidades dos neurónios se encontram e o estímulo passa de um neurónio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. 

 

Reflexos - Respostas automáticas e involutárias a um estímulo sensorial.

 

Cérebro - Estrutura complexa pertencente ao sistema nervoso, situada dentro do crânio, sede dos processos de pensamentos superiores, como a memória e o raciocínio.

 

Frenologia - Teoria apresentada no inicio do século XIX, por Franz Gall, que afirmava ser possivel determinar as caracteristicas de personalidade de um individuo através das saliências do crânio.

 

Neurotransmissores - Substâncias químicas segregadas pelas vesículas sinápticas que, preenchendo a fenda entre os neurónios, possibilitam a comunicação entre eles, de modo a que a informação transite.

 

Cultura - Sistema de atitudes, normas e disposições materiais ou de comportamento, mediante o qual uma sociedade obtém para os seus membros satisfações maiores do que seria possível se vivessem em estado natural. A cultura inclui as instituições sociais, os saberes, as crenças, as artes, os costumes, as tradições e os valores

 

Aculturação - Processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contacto contínuo entre si, originam mudanças importantes numa delas ou em ambas.

 

Socialização - Processo pelo qual os indivíduos se integram no grupo social, adquirindo as atitudes, as crenças e os valores mais significativos da cultura desse grupo e assumindo-os como seus.

 

Vinculação - Tendência dos bebés para permanecerem junto da mãe, nos primeiros tempos de vida, estabelecendo positivos laços de afecto com ela ou com um outro adulto de quem dependam.

 

Síndrome de Hospitilismo - Conjunto de perturbações que o bebé pode sofrer devido a carências maternas quantitativas. Foi primeiramente estudado por René Spitz, em 1945.

 

Conformismo - Forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seu comportamento ou atitudes por efeito da pressão do grupo.

 

Inconformismo - Acontece quando alguém adota cnceções, atitudes e comportamentos que não respondem às expectativas de um grupo.

 

Obediência - Forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa não se sentir responsável pelas ações que comete sob ordens de uma figura de autoridade.

 

Agressão - Comportamento que visa causar danos físicos ou psicológicos a uma pessoa ou pessoas e que reflete intenção de destruir.

 

Atração Interpessoal - Preferência por determinadas pessoas, o que nos leva a procurar partilhar a sua presença.

 

Amizade - Manifestação de intimidade que envolve relações em que estão presentes, entre outros, elementos como confiança, lealdade, cooperação, entre outros.

 

Estereótipos - Crenças que dão uma imagem simplificada das características de um grupo ou dos membos de um grupo.

 

Preconceito - Atitudes que envolvem um pré-julgamento, na maioria parte negativo, relativamente a grupos sociais ou pessoas.

 

Discriminação - Comportamento que vem do preconceito. Quando a discriminação atinge o seu máximo, pode levar ao extermínio.

 

Conflito - Desacordo que envolve pessoas ou grupos quando existêm interesses ou tendências

negativas.

 

Cooperação - Ação conjunta que consiste na colaboração dos envolvidos para atingir um objetivo comum.

 

Mediação - Ação que consiste na resolução de conflito, recorrendo a um moderador, que não está envolvido neste. Recorre-se à mediação quando os envolvidos já não conseguem comunicar serenamente, mas pretendem resolver o conflito em que vivem.

 

Negociação - Ação que consiste na procura de um acordo no sentido de impedir o desenvolvimento da hostilidade para fases mais agudas. A negociação evita a confrontação direta entre os envolvidos.

 

Modelo Ecológico do Desenvolvimento - modelo em que os padrões comportamentais são estudados no meio natural da vida quotidiana dos indivíduos em cujo campo psicológico se inclui os objectos, os acontecimentos, os símbolos e assignificações com os quais o sujeito interage; tenta-se assim dar uma noção integrada do sujeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page