
- Psicologia B -
Considerações
Achei este período positivo. Tirei 18,7 no teste, desci quase um valor, mas foi positivo. Vou portanto, manter o 19, o que me deixa feliz.
O tema de que gostei mais foi o do Conformismo. Apenas porque nós (alunos) sabiamos o que era conformismo, mas não sabiamos que havia um termo para o fenómeno. Todos já sabiamos os factores, apenas nunca os tinhamos tentado enumerar e refletir sobre estes. Todos fomos conformistas alguma vez na vida, sem nos apercebermos. Apesar de ser conformista às vezes, o factor que tem menos importância é o da auto-estima. Há momentos em que posso ser conformista, mas mesmo assim quero mostrar a minha diferença, isolar-me. Às vezes faço bem, outras vezes pareço absurdo.
Um facto que me deixou também surpreendido foi o facto de a agressividade aumentar com a temperatura. Nunca na minha vida ia pensar que havia uma relação temperamento-temperatura. Por fim, gostei imenso de estudar o Modelo do Amor. Parece que tudo faz sentido, o que é esquisito pois o amor é algo inexplicavél.
O tema que menos gostei foi provavelmente o tema sobre estereótipos, preconceitos e discriminação. Eu gosto do tema, mas não foi muito interessante. Acho que não o foi porque eu já sabia maioritariamente o tema. Já sabia o que era um esteorótipo, um preconceito e o que é ser discriminado. Também é um tema que tem uma parte maioritariamente negativa.
Em relação ao filme visto na aula, achei um bocado triste. Não faz bem o meu tipo de filme porque tem uma mensagem forte. Mostrar a imagem do casal novo e depois a decadência da Iris, é triste. Lembramo-nos do destino inevitável. Claro que é um bom filme, mas deixa uma pessoa a pensar.
Este período foi marcado também pelo baile de finalistas e toda a gente a querer textos nas suas fitas. A última semana de aulas foi marcada por desejos de boa sorte e frases inspiradoras e motivadoras e deixa-me pensativo também porque tenho medo das separações que pode ocorrer.